- Área: 403 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Joonhwan Yoon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no beco da Seongbuk-dong onde a comunidade da aldeia tem se formado por um longo tempo, a “Casa-H” (H-House) é uma habitação que visa manter o sentido de mostrar as virtudes secretas. Esta casa apresenta-se sem parecer desajeitada, mas estimulante no cenário do antigo beco, adequada a seu nome. Sae Min Oh parece concentrar-se excessivamente nos detalhes deste projeto. O arquiteto tem muito orgulho e afinidade com este projeto, pois ele tem acompanhado e trabalhado desde o primeiro plano até a conclusão durante um longo período.
O terreno da H-House tinha um desnível onde o nível frontal era cerca de 8m menor que nível posterior, situação que se tornou um obstáculo durante o projeto. Além deste problema físico, o arquiteto encontrou dificuldade com os requisitos estabelecidos pelo cliente; criar uma habitação para três gerações diferentes, com boa iluminação natural e ventilação no nível inferior e no primeiro andar. Consequentemente, o projeto foi bem sucedido tendo em vista que o cliente está satisfeito com resultado obtido.
O primeiro passo do arquiteto foi determinar e projetar um espaço onde três gerações pudessem conviver e ter privacidade ao mesmo tempo, para que eles pudessem se comportar individualmente ao estar juntos. O arquiteto projetou o segundo andar como um espaço entre desta casa de três andares, um espaço onde se pode forma a convivência da família. Ele dividiu a sala de estar do segundo andar em três níveis, o que deu a cada membro da família sua própria área de estar. Este espaço aberto, porém divido em níveis, permite à família atividades coletivas e individuais. Uma porta sanfonada e uma parede móvel fazem com que seja possível expandir ou dividir o espaço de acordo com as necessidades.
Depois, a iluminação e ventilação natural eram muito importantes no nível inferior e no primeiro andar, pois o nível do terreno tinha uma grande diferença entre os níveis frontais e posteriores. Foi dito que o principal problema da habitação existente antes da House-H era somente a iluminação natural. A casa era escura e úmida porque o nível inferior e o primeiro andar não eram bem iluminados e ventilados. Para resolver esse problema, o arquiteto introduziu um pátio interno e um jardim no nível mais baixo, conectado do solo ao céu, trazendo iluminação natural para todo o edifício.
Por fim, o arquiteto trabalhou sobre o terceiro pedido do cliente, ter um espaço comercial disponível para locação no nível inferior, o salão de beleza Miega. O salão de beleza Miega envolve o elemento formador da House-H e a forma da vila Seongbuk-dong, atraindo a atenção para seu design único.
Concreto aparente e painéis de madeira escura, com detalhes de construção e acabamento determinados pelo arquiteto, criaram um efeito visual mais eficiente do que se fossem utilizados materiais luxuosos, com um custo reduzido. Os diferentes materiais que compõem o edifício enfatizam a propriedade da matéria e criam diversas composições com as sombras. O arquiteto também utilizou tais materiais cortando-os em menores unidades, estes detalhes fazem com que a habitação possua uma forma que revela suas virtudes secretamente.